Você chega no posto de gasolina e o frentista fala “comum ou aditivada?” e você nunca sabe o que responder? Estamos aqui para te ajudar. Pode parecer um assunto complexo, mas no fundo é bem simples.
Conheça as diferenças entre os tipos de gasolina disponíveis no Brasil, suas vantagens e desvantagens. Com essas informações, vai ficar mais fácil decidir qual a melhor gasolina para abastecer o seu carro. Confira!
Qual a diferença?
A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum que recebe componentes detergentes para manter o sistema de alimentação do veículo sempre limpo, dificultando o entupimento de bicos injetores.
De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a gasolina comum e a aditivada têm octanagem mínima de 87, a única diferença é realmente a adição de substâncias que ajudam na limpeza do motor e de seus componentes, como bicos, velas e válvulas.
Qual rende mais?
A aditivada rende mais, mas a diferença é mínima, podemos dizer que na maioria dos casos é imperceptível. O detergente da gasolina aditivada reduz o atrito nas partes internas do motor, o que poupa uma energia que seria gasta em forma de combustível.
Como o acúmulo de resíduos – no caso da gasolina comum – pode comprometer o funcionamento do veículo, ele pode ficar menos econômico, mas essa não é uma consequência direta e nem a curto prazo.
A gasolina aditivada estraga o motor?
Em carros de modelos mais antigos, que estão acostumados com a gasolina comum, a aditivada pode trazer alguns problemas. Isso costuma acontecer quando o proprietário faz uma troca brusca, ocasionando em uma limpeza que causa muito impacto ao motor. Toda a sujeira pode ser movida de uma só vez para outras partes do automóvel, o que pode causar novos problemas.
A tecnologia de carros mais novos permite que essa mudança seja feita bruscamente, então não existem riscos caso o proprietário decida mudar da comum para a aditivada sem planejamento.
Vantagens da gasolina aditivada
A gasolina aditivada sempre irá manter os componentes do motor livres de sujeiras que podem entupi-lo. Isso pode significar um menor custo de revisão, por exemplo.
A economia, mesmo que não muito significativa, também é uma vantagem, já que um carro livre de resíduos no motor costuma gastar menos e apresentar menos problemas a médio e longo prazo.
Desvantagens da gasolina aditivada
Sem dúvidas, a maior desvantagem é o preço. A gasolina aditivada costuma ser alguns centavos mais cara que a comum e, em algumas regiões, essa diferença pode ultrapassar “alguns centavos”.
Para quem tem um carro mais antigo, ela também pode “limpar demais” e acabar deslocando a sujeira para outras partes do automóvel. Isso varia muito, então o mais recomendado é pesquisar sobre o seu carro e quais as recomendações para o abastecimento dele e, se possível, ler o manual do proprietário.
E o etanol?
O mesmo raciocínio vale para o etanol. Não é recomendado misturar etanol com gasolina aditivada caso o seu carro seja mais antigo, mesmo sendo Flex. Para os modelos mais recentes, não tem problema nenhum.
Afinal, vale a pena abastecer com gasolina aditivada?
Essa pergunta não tem uma única resposta. Tudo vai depender do preço da gasolina na sua região, da sua condição financeira e do modelo do seu carro.
O fato é que a gasolina aditivada pode sim ser mais benéfica, mas isso não significa que seja uma má escolha abastecer com a gasolina comum.
Outros tipos de gasolina
No Brasil existem ainda dois outros tipos de gasolina: a Premium e a Podium. Leia um pouco sobre elas:
Gasolina Premium
Além da gasolina comum e da aditivada, existe ainda a gasolina Premium, que tem mais poder energético e qualidade superior. Ela também tem aditivos que mantém o motor limpo, mas tem octanagem maior – de 91 unidades.
Obviamente, seu preço é mais elevado, mas ela apresenta ótimo desempenho. Porém, não é vendida em qualquer posto, somente algumas bandeiras são autorizadas a fazer a comercialização da gasolina Premium.
Gasolina Podium
Se a Premium já é excelente, a Podium é ainda mais. Sua octanagem é de 97 unidades, a maior comercializada no Brasil. Além disso, ela é a mais limpa do mercado, com uma taxa bem baixa de enxofre em sua composição.
Ela é indicada para motores mais potentes e alguns especialistas não recomendam que carros antigos sejam abastecidos com a Podium, bem como carros Flex que costumam variar no combustível utilizado. A Podium tem desempenho melhor em contato com outras gasolinas do que com o etanol, por exemplo.
A principal desvantagem é o preço, que costuma ser o dobro que a aditivada, podendo ser até três vezes mais cara que a gasolina comum.
Resumindo, não existe uma resposta certa sobre qual gasolina é a melhor, tudo vai depender do quanto você pode gastar, do modelo do seu carro, da região que você mora e do modo que você usa o carro. O importante é saber dessas diferenças para tomar sempre a melhor decisão!
Você já conhece o Consultar Placa? Acessando o site, é possível consultar as principais informações de um veículo somente informando sua placa. Dentro de instantes, você receberá no e-mail um relatório com vários dados. É rápido, fácil e grátis!