Você já reparou, que alguns carros são anunciados com valores muito abaixo da média? Normalmente, diante de tais ofertas, ficamos desconfiados, e com razão.

Alguns veículos são difíceis de vender e isso ocorre devido a diversos fatores.  A cor pode ser extravagante, a quilometragem muito alta ou o custo de manutenção elevado.

Pode ser um carro de leilão que foi apreendido, um veículo sinistrado ou que tenha sofrido customizações radicais como rebaixamento.

Vou te mostrar, os carros que ninguém quer comprar, os motivos de sua desvalorização e como isso pode afetar sua negociação.

Carros que ninguém quer comprar

Elaborei essa lista, não apenas com os carros que ninguém quer comprar, mas também com o os motivos de sua desvalorização. 

Estar ciente dessas informações, pode te ajudar a fazer um bom negócio ou evitar uma grande roubada.

Carros dessa lista são investimentos de risco, e cabe a você saber quais está disposto a arcar, ou não.

Saber quais são os carros que ninguém quer comprar, também pode te ajudar a avaliar corretamente o valor do veículo que você pretende vender. Algumas ferramentas como a Tabela FIPE e o Preço KBB podem te auxiliar nessa tarefa. 

Se você não sabe O que é Tabela FIPE  e O que é KBB tenho 2 artigos explicando certinho quem são eles e como utilizá-los.

1. Carros de cores incomuns

É cultural do brasileiro preferir carros de cores mais discretas e que “sujam menos”, como preto e prata.

Automóveis de cores extravagantes costumam ser lançados pelas montadoras para promover modelos novos. 

Eles realmente chamam bastante a atenção do consumidor, mas as pessoas acabam levando suas versões mais discretas, o que faz com que os veículos de cores mais ousadas encalhem e seu valor de revenda também acaba prejudicado.

2. Carros brancos e amarelos

Carros brancos e amarelos também não são bem vistos no mercado de usados. A possibilidade de terem sido usados como táxi faz com que acabam integrando o grupo de carros que ninguém quer comprar.

Carros brancos precisam ser lavados com maior frequência, a sujeira fica muito mais evidente e com o tempo acabam ficando encardidos e amarelados.

Ao cogitar comprar um carro nessas cores, é importante observar o odômetro, ele vai indicar o quanto aquele carro já rodou. Os veículos de passeio, possuem uma quilometragem média anual entre 5 mil quilômetros e 15 mil quilômetros, mais do que isso, desconfie.

Para você ficar por dentro de tudo sobre quilometragens e não cair em cilada, elaboramos um artigo com 3 dicas para você descobrir se a quilometragem do veículo foi alterada.

3. Carros de luxo 

Range Rover Evoque

Os carros tidos “de luxo” não são mais difíceis de vender apenas por seu valor elevado. A depreciação desse tipo de automóvel é muito mais alta do que os carros comuns. 

De regra geral, quanto mais caro for o veículo, maior a depreciação. 

Mas o que é depreciação? 

Depreciação é uma porcentagem tirada do valor original de máquinas, construções e patrimônios em geral, tendo em base o desgaste que ele sofre com o tempo. 

Atualmente, outro fator que influencia a depreciação dos veículos mais modernos, é a tecnologia. 

Os carros estão ficando cada dia mais inteligentes, com computador de bordo, câmbio automático, sensores, câmera de ré… Atualizações que aumentam nosso conforto, mas que tem uma depreciação muito maior do que a mecânica tradicional.

4. Carros importados

Bentley Continental GT

Carros importados são difíceis de vender e muitas vezes acabam sendo indesejados devido ao alto custo de manutenção.

Normalmente, veículos fabricados no exterior com pouca saída no brasil, não costumam possuir rede assistência técnica especializada ou peças de reposição facilmente disponíveis. 

As oficinas mecânicas adequadas para atender esse tipo de carro, concentram-se nas capitais e grandes centros. O que torna ainda mais desvantajoso, adquirir um veículo importado quando se mora no interior. 

A depreciação de carros importados segue a mesma lógica dos carros de luxo, portanto, quanto mais caro, maior a desvalorização do veículo.

O que nem sempre é ruim, se você trabalha com serviço de chofer, para noivas, debutantes e uber de luxo, ter um carro importado, mesmo que seja de um modelo com mais de 4 anos pode ser um diferencial no seu negócio.

5. Modelos fora de linha

Fiat Agile

Modelos de veículos fora de linha, que não são mais fabricados, costumam não ter peças de reposição. Entretanto, isso não é uma regra. 

Segundo Código de Defesa do Consumidor, o artigo 32 da Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990 dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

“Art. 32. Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

Parágrafo único. Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo, na forma da lei.”

Infelizmente, a Lei é confusa e não estipula o que seria um “período razoável de tempo”. Esse furo já foi responsável por inúmeros processos judiciais, mas até o momento, não houveram alterações.

Não se deixe enganar, não há nenhuma lei assegurando que seu veículo fora de linha terá peças de reposição pelos próximos 5, 8 ou 10 anos.

6. Carros com alterações estruturais

S10 Rebaixada

Algumas pessoas gostam de carros diferentes, rebaixados, com acessórios extravagantes, luzes neon e motores envenenados no melhor estilo Velozes e Furiosos.

Infelizmente nem todos conseguem atingir o nível de sofisticação desejado e acabam com um veículo realmente danificado e desvalorizado.

O processo de rebaixar um carro causa alterações estruturais extremas. Esse tipo de customização reduz significativamente a vida útil do carro e consequentemente seu valor de mercado.

7. Carros de leilão

Existem inúmeros motivos para você não comprar um carro de leilão.

O veículo pode ter sido recuperado por uma financeira. O que significa que foi tirado de alguém que não pode arcar com seus custos e provavelmente não pode fazer uma boa manutenção ou abastecer com combustível de qualidade. 

É quase uma certeza de que mesmo pagando barato, você terá despesas adicionais com mecânica acompanhadas de avarias que podem reduzir a vida útil do veículo.

Carros batidos ou de enchente são piores ainda. São veículos onde a seguradora preferiu dar como perdidos e indenizar o segurado para que comprasse um novo, do que consertá-los.

Considerados sinistrados, carros que sofreram danos estruturais severos, também não costumam ser aceitos pelas seguradoras, embora isso não seja uma regra geral.

Se você possui um veículo sinistrado e pretende fazer um seguro ou vendê-lo, elaboramos um artigo completo sobre o assunto, Seguradoras aceitam carro com sinistro?, corre lá dar uma olhada.

8. Veículos de frota 

Normalmente carros de frota são brancos, um dos motivos dessa cor ser desvalorizada. 

Veículos de frota ou de locadoras acabam tendo um alto desgaste. Muitas vezes, são conduzidos por pessoas que não se importam em cuidar deles.

9. Carros mal cuidados

Carros com a lataria danificada, amassada, riscados ou com a pintura descascada também estão no time dos carros que ninguém quer.

Amassados e riscos, são indícios de que o proprietário não teve cuidado com a mecânica do veículo.

Se for comprar um carro que esteja com a lataria danificada, não se esqueça de revisar em um mecânico de confiança.

Aproveite para fazer orçamentos em um funileiro, assim,você pode conseguir um bom desconto com o argumento de que terá de reparar os danos.

Fique esperto!

Para ter certeza de não ser passado para trás, não deixe de consultar o histórico do veículo.

Mesmo que você conheça o proprietário atual, talvez ele não tenha ciência do histórico completo do carro. 

Para essa tarefa, Consultar Placa é o seu melhor amigo. O Consultar Placa leva a você o maior número de informações, para que você tenha segurança na compra do seu próximo carro. Pagando um preço justo, você evita dor de cabeça e prejuízo no futuro.

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