Você já ouviu falar em arrendamento de veículos? Se você está aqui lendo esse post, provavelmente quer entender melhor como funciona essa modalidade.
Neste artigo, vamos explicar o que é essa prática que vem se tornando cada dia mais popular no Brasil, como ela funciona e quais são as vantagens e desvantagens. Já adiantamos que ela é uma ótima opção para quem está considerando um financiamento. Vamos lá?
O que é arrendamento de veículos?
O arrendamento de veículos é como se fosse um aluguel. O arrendador, que é o proprietário do veículo, aluga o bem para o arrendatário e ele tem a possibilidade de comprar esse carro no fim do contrato de arrendamento. Geralmente, o arrendador é um banco ou outra instituição financeira.
Como isso funciona?
O arrendamento funciona como se fosse um financiamento, com a diferença de que o bem fica em nome do arrendador, não no nome da pessoa que irá usufruir do veículo, no caso, o arrendatário.
No final do contrato, caso queira, o arrendatário pode comprar o veículo, devolver o veículo ou renovar o contrato por mais um tempo. Neste contrato, o arrendador deve deixar claro as regras sobre o VRG (Valor Residual Garantido).
Quando o cliente contrata o “aluguel” de um veículo, ele precisa pagar um valor que o permite comprar o bem quando o contrato acabar. Além desse valor, tem o VRG, um valor mínimo que serve como garantia para o arrendador. No fim do contrato, caso o arrendatário queira comprar o veículo, o VRG é descontado.
Idealmente, o VRG deve ser diluído nas parcelas do arrendamento para que esse valor não fique pesado, mas isso deve ser acordado entre as duas partes.
Em situações de inadimplência, o arrendador pode cobrar multas de até 2% de atraso de pagamento e juros de mora de até 1% ao mês.
Arrendamento e Leasing são a mesma coisa?
Existem vários tipos de arrendamento e vários tipos de leasing. O leasing financeiro é uma modalidade de arrendamento mercantil. Quando estamos falando sobre automóveis, popularmente os termos leasing e arrendamento são utilizados como sinônimos.
Pontos positivos
A modalidade de arrendamento de veículos tem crescido exponencialmente no Brasil, e isso acontece porque a prática apresenta diversos pontos positivos, principalmente quando comparamos com o financiamento tradicional.
As taxas costumam ser menores, o que já é uma super vantagem. Como o arrendatário não tem direito de ter o bem em seu nome, os arrendadores conseguem praticar taxas mais baixas.
Além disso, o arrendamento também é livre do IOF, o Imposto Sobre Operações Financeiras. Isso acontece também porque o arrendamento não é um empréstimo ou financiamento, já que seu funcionamento se assemelha mais a um aluguel.
Com o arrendamento, também é possível fugir da obsolescência do veículo. Na compra de veículos, seja à vista ou por financiamento, é comum que o comprador precise ficar algum tempo com o bem, e isso desvaloriza o automóvel. Com o arrendamento, o cliente pode trocar de veículo sem precisar vendê-lo.
Outro ponto positivo é a redução de custos fixos, uma vez que o automóvel fica no nome do arrendador. Isso significa que alguns custos não são bancados pelo arrendatário, como depreciação, IPVA e outros.
Pontos negativos
Como tudo na vida, a modalidade também tem algumas desvantagens. A impossibilidade de antecipar parcelas é uma delas, portanto, se você quiser quitar o contrato antes, deverá arcar com algumas taxas.
O tempo mínimo do contrato de arrendamento é de 24 meses, então você precisará ficar por 2 anos cumprindo suas obrigações nesse acordo. Para algumas pessoas, esse pode ser um ponto positivo, mas se você não quer ficar todo esse tempo “preso” a algo, pode ser um ponto a se repensar.
O fato do carro não ficar no nome do arrendatário também é um ponto negativo para algumas pessoas, já que a sensação de ter um bem em seu nome traz essa sensação de estabilidade. Por outro lado, não ter a propriedade do objeto também pode ser positivo – tudo vai depender da visão que o arrendatário tem.
O arrendamento de veículos é uma prática que está se tornando cada vez mais comum para carros 0 km, mas se você quer comprar um carro seminovo ou usado, precisa se munir de boas informações para fazer um bom negócio.
Com o Consultar Placa, você pode consultar placas de automóveis de forma gratuita. É só informar o seu e-mail, a placa do carro em questão e dentro de instantes um relatório super completo irá chegar na sua caixa de e-mail. Rápido, fácil e prático!