Quando você ouve a palavra “test-drive”, logo vem à cabeça dar uma voltinha com um carro novo da concessionária, não é mesmo? Mas você pode e, inclusive, é muito recomendado que você faça test-drive em carros seminovos ou usados. Assim você consegue detectar problemas e checar se os detalhes estão de acordo com suas preferências.
Esse também é o momento de contestar qualquer informação que tenha sido passada a você previamente pelo vendedor, então redobre a atenção ao experimentar um carro, ficando de olhos e ouvidos bem abertos.
De qualquer forma, a nossa sugestão é levar o carro a um mecânico para uma revisão completa depois de comprar um carro, mas mesmo assim é melhor não arriscar em alguns casos. Preparamos uma lista com os principais pontos para prestar atenção quando for fazer o test-drive em um carro usado ou seminovo. Confira!
1. Simetria do veículo
Antes mesmo de entrar no carro, verifique se os dois lados do carro têm a mesma altura. É normal existir uma variação mínima, mas se você olhar bem e achar que algo está estranho, é melhor fazer o teste da água: molhe os pneus, dirija em linha reta e depois verifique se as marcas dos pneus estão alinhadas. Se uma marca estiver mais fina que a outra, é um forte indicativo de que o carro já se envolveu em uma batida e teve um monobloco entortado ou trincado.
2. Pneus
Já que tocamos no assunto pneus, é importantíssimo que você dê aquela checada em sua situação. Esse não é um dos pontos mais críticos, já que se o problema for apenas o estado dos pneus, é possível trocá-los. Mas você economizaria um dinheiro se não precisar fazer a troca, então não custa nada olhar, embora essa preocupação não deva ser uma prioridade.
3. Freios
Aqui o principal ponto é a segurança. Faça simulações de frear em situações mais extremas se o carro tiver freios ABS e verifique também se escuta ruídos, algo comum quando as pastilhas ou o disco estão desgastados. Se os freios estiverem danificados, o prejuízo pode ser muito mais que financeiro.
4. Câmbio
Não tenha preguiça de testar todas as marchas mais de uma vez e veja se tem dificuldade para trocá-las. Se estiverem enroscando, pode ser um problema no coxim e esse reparo não costuma ser caro, mas se existem outras opções disponíveis, é melhor partir para outra.
5. Embreagem
O carro não pode patinar ou fazer muito barulho em subidas. Até dá para trocar uma embreagem com problema, mas essa costuma ser uma das partes mais caras de um automóvel. Melhor não arriscar, né?
6. Suspensão
Para avaliar a suspensão, vá para um lugar com terreno irregular, como uma estrada de chão com pedras, por exemplo. Se você perceber que o carro “pula” demais, ele pode estar com os amortecedores comprometidos. Mais uma dica de ouro: dê uma olhada se o proprietário lavou o carro por baixo do test-drive, esse é um truque comum para esconder manchas de óleo do amortecedor.
7. Sistema elétrico
Essa é a hora de checar as setas, os faróis, o pisca-alerta e as chaves. Veja também se todas as luzes do painel acendem assim que você liga o carro, indicando a conformidade dos airbags, freios ABS, velocímetro e indicador de combustível.
8. Estética em geral
Faça uma análise minuciosa da lataria e do interior do automóvel. Do lado de fora, veja se tem riscos, amassados, pintura descascando e outras marcas que possam desvalorizar o carro. No interior, verifique se há manchas e rasgos no estofamento e a condição geral de todos os acabamentos. Isso não é frescura não, sabia? Esses detalhes podem desvalorizar muito um veículo.
9. Ruídos
Dirija o carro com os vidros abertos para detectar os barulhos do motor e verifique se ele está engasgando, um indicativo de uso recorrente de combustível adulterado. Nem precisamos falar que isso pode danificar o carro, não é mesmo? Uma dica: leve um mecânico de sua confiança ao test-drive, esse profissional pode identificar ruídos que indicam problemas no motor, na direção, no escapamento… É normal que um carro usado e seminovo faça algum barulho, mas nem todos eles são inofensivos, então é importante estar atento.
10. Placa
A placa de um carro pode fornecer diversas informações sobre ele, sabia? Antes mesmod e fazer o test-drive, entre no site da Consultar Placa, informe a placa do veículo que deseja saber mais detalhes, seu e-mail e dentro de alguns instantes você receberá um relatório na sua caixa de entrada. Você poderá descobrir dados gerais do veículo, o RENAVAM, débitos e restrições do DETRAN, registros de leilão, registros de sinistros, histórico de roubo e furto e muito mais.
São muitos detalhes, nós sabemos. Para não se perder, faça um checklist com antecedência para não esquecer de observar nenhum detalhe e acabar caindo em uma furada. Se você prefere se aventurar em duas rodas, também temos 11 dicas e coisas para você se atentar ao comprar uma moto seminova ou usada.