Ao comprar um veículo usado, é essencial verificar o máximo de informações possível. Assim, é possível garantir uma negociação segura e vantajosa. Uma checagem importante nesse sentido é a consulta de recalls.
Um recall alerta defeitos identificados pelas montadoras após a fabricação e venda do veículo. Ele é fundamental para corrigir falhas e manter a segurança aos motoristas e passageiros.
Por isso, vale a pena conferir a existência de recalls para o modelo do veículo que você está considerando. E, claro, confirmar se o proprietário atual fez o reparo necessário.
Existem diferentes formas de verificar este aspecto. Listamos e explicamos as principais abaixo. Acompanhe!
Consulta de recalls via DENATRAN
O DENATRAN, vinculado ao Ministério da Infraestrutura, oferece uma opção de consulta de recalls em seu site oficial.
Essa consulta exibe o histórico de recalls divulgados pelas montadoras de 2011 até agora. Os dados são da Base Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM.
Para realizá-la, siga os seguintes passos:
- Acessar o Portal SENATRAN e, no canto superior direito, clique em “Entrar com gov.br“.
- Você será direcionado(a) para a página de login do gov.br e basta inserir seu CPF e senha – ou criar uma conta, caso ainda não tenha uma.
- Então, no menu lateral esquerdo, localize as opções “Veículos” > “Recall de Veículos”.
- A aba da consulta será aberta e você deve inserir as informações solicitadas – número do chassi ou da placa.
- Por fim, é só clicar no botão “Prosseguir” para acessar os dados disponibilizados pelo Denatran sobre o veículo consultado.
Consulta de recall junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública
Caso o veículo seja de um ano anterior a 2011, é possível fazer a consulta de recall através do portal do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Nele, você encontra a Tabela de Dados Abertos de Recalls de 2002 a 2022 – basta rolar a tela um pouco para baixo.
Ela será baixada em formato .csv (Excel) e, você poderá fazer uma busca para checar se o modelo do veículo encontra-se na lista.
Consulta de recall através da montadora
Outra alternativa é consultar a montadora do veículo. As montadoras divulgam essas informações em seus canais oficiais, além de oferecer ferramentas online para essa consulta.
Portanto, acesse o site da montadora do veículo e seus canais de comunicação e busque por essa confirmação.
Que tal fazer uma checagem mais precisa e completa?
Para uma solução abrangente e descomplicada, você pode usar o site Consultar Placa. Além de consulta de recall, ele oferece dados detalhados sobre histórico de débitos, multas, restrições e muito mais!
Desse modo, você não precisa fazer uma série de consultas e pesquisas para analisar se um veículo é ou não um bom negócio. E, além disso, pode conferir o histórico de recalls de modelos de qualquer marca ou ano, com o mínimo de esforço. Olha só o passo a passo, como é simples:
- Você acessa o site do Consultar Placa (https://www.consultarplaca.com.br/);
- Em seguida, insere o número da placa do veículo e um endereço de e-mail, e seleciona o modelo de consulta que deseja;
- Então, clica em “Consultar” e pronto: recebe um relatório completo, incluindo recalls e todas as informações que você tem direito!
A consulta do Consultar Placa contempla e cruza dados de diversas fontes:
- Base de Índice Nacional (BIN);
- Base Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM);
- Registros Federais (DENATRAN e RENAJUD);
- Bases Estaduais (DETRANS);
- Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF);
- Registros de Ofertas em Leilões;
- Ocorrência de sinistros com Perda Total (PT);
- Tabela FIPE;
- E outros.
Ou seja, é você bem mais informado e capaz de fazer a escolha certa na hora de comprar seu novo veículo. Então, não perca a oportunidade de contar com uma ferramenta poderosa como a consulta do Consultar Placa. Faça já a sua ⬇️
Se quiser saber mais, confira a diferença entre a consulta do Consultar Placa e do DETRAN, e os modelos de consultas que nós oferecemos!