Comprar veículos de leilão pode envolver diversos riscos, pois essa prática envolve carros e motos recuperados. Mas será que é possível saber o real estado de conservação desses veículos?
Se você já se perguntou isso e sempre fica confuso analisando as ofertas de leilão, então precisa conhecer o Consultar Placa e o nosso Score.
É sobre ele que falaremos neste artigo… É só continuar a leitura até o final para descobrir como ele funciona e pode te ajudar na hora de escolher seu próximo veículo!
A grande questão de comprar veículos de leilão
Comprar veículos de leilão é bem mais barato que comprar um seminovo ou usado e, obviamente, ainda mais em conta que um 0 km. No entanto, é fundamental ficar de olho para garantir o custo-benefício da aquisição.
Afinal, os carros de leilão têm questões em seu histórico. Podem ser avarias, pendências de pagamentos, restrições judiciais, penhoras, histórico de roubo e furto ou acidentes, e por aí vai.
Se você não estiver 100% consciente dessas condições e garantir que as consequências delas compensam pelo valor que você irá pagar, essa decisão pode ser uma cilada e te render inúmeras dores de cabeça.
Score de leilão do Consultar Placa
Foi pensando em todas essas questões que nossos especialistas desenvolveram o Score, uma avaliação presente nos nossos relatórios de consulta a partir do modelo Ouro. Ele torna, portanto, a análise de um veículo com histórico de leilão muito mais rápida, didática e segura.
Ou seja, é um verdadeiro aliado do usuário, ajudando-o a entender qual o estado do veículo no ato da venda do leilão. Vamos conhecer as diferentes categorias dele? São quatro: A, B, C e D. Vem com a gente entendê-las!
Score A
Em poucas palavras, um veículo de score A é praticamente um veículo sem danos. Por isso, encaixamos nessa categoria carros e motos que:
- Possivelmente não possuem avarias;
- Estão com boa lataria e mecânica funcionando;
- Foram financiados e o comprador não conseguiu pagar todo o financiamento;
- Faziam parte de frota empresarial e foram substituídos por novos;
- Foram penhorados pela Justiça para execução de penas, como quando um proprietário possui uma dívida pendente do IPVA e teve o carro apreendido como quitação, por exemplo.
Portanto, a conclusão é que esses veículos de leilão podem ser um bom negócio, a depender do valor da oferta.
Score B
A categoria B também é considerada segura para a compra, pois envolve veículos com danos leves e nenhuma grande restrição ou problema. Nesse grupo estão os veículos que:
- Possuem avarias leves, mas estão com a mecânica funcionando;
- Apresentam danos em até 2 peças, como para-lama, faróis, vidros, entre outros;
- Foram financiados e o comprador não conseguiu pagar todo o financiamento;
- Faziam parte de frota empresarial e foram substituídos por novos;
- Foram penhorados pela Justiça para execução de penas.
Score C
Na categoria C, temos um sinal amarelo. Aqui, os dados e restrições são mais significativos e merecem atenção. Isso porque trarão consequências financeiras e de uso, como por exemplo a dificuldade na contratação de seguros. As características desses veículos envolvem:
- Avarias médias;
- Histórico de batidas, choques, quebras ou outro prejuízo material em que o conserto pode ter sido superior a 75% do valor do automóvel;
- Recuperação após histórico de roubo e/ou furto;
- Penhora da Justiça para execução de penas.
Score D
Por fim, temos o score D, que classifica os veículos com mais alto nível de dano e de risco na hora da compra. Neste grupo, estão os carros e motos que:
- Possuem avarias graves
- Apresentam lataria danificada;
- Não estão com a mecânica funcionando;
- Não puderam ter seus danos estimados com precisão, mas muito provavelmente foram superiores a 75% do seu valor de mercado.
- Foram recuperados de roubo e/ou furto.
Com essa ferramenta, fica bem mais fácil diferenciar uma oferta de leilão que vale a pena de outras que podem te fazer gastar mais do que economizar. Bacana, né?
Zere suas dúvidas ao comprar veículos de leilão
A consulta do Consultar Placa é acessível, completa, rápida e muito vantajosa – ideal para quem quer garantir uma compra segura. Então, sempre que estiver pensando em adquirir um veículo com passagem por leilão, não hesite e faça uma consulta!
Assim, você vai precisar só bater o olho no relatório para entender exatamente o estado de conservação do veículo e se vale a pena arrematá-lo. Além de ter vários outros dados valiosos que te ajudarão na negociação.
E se quiser se aprofundar no tema, leia também sobre os tipos de leilão e o que cada um representa no histórico de um veículo e confira 5 dicas para comprar uma moto de leilão e 7 dicas para não cair em golpes de leilões online.